Vamos falar de ATERRAMENTO?
Você provavelmente já ouviu falar sobre aterrar algum circuito, ou algum eletrodoméstico. Pois bem, vamos explicar de forma clara, o que é, e qual o sistema mais usado em residencias!
A palavra "Aterramento", se refere a terra, pois esta é adotada como referência de ponto zero, ou seja, quando aterramos uma massa, dizemos que ela esta diretamente ligada a terra, adotando o mesmo potencial! Mas para que isso?
O contato acidental com uma massa energizada, pode provocar pertubações físicas, ou seja, choque elétrico, podendo colocar a vida de crianças, adultos e até mesmo animais domésticos ou não, em risco!
O sistema de aterramento é uma proteção contra choques, por exemplo: quando a corrente do condutor esta em contato com a carcaça de um equipamento, ela é desviada para a terra através do sistema de aterramento, ocasionando o acionamento dos dispositivos de proteção sensíveis a corrente de curtos-circuitos, como os disjuntores, ocasionando uma corrente de falta.
O aterramento também protege contra Correntes de fugas, que se dão quando um condutor está com isolação ressecada, mal feita, danificado, passando a corrente para a carcaça do aparelho, podendo ocasionar AUMENTO DE CONSUMO e sua INTEGRIDADE FÍSICA!
O sistema mais comum de aterramento residencial, é o sistema TN-S (Terra e Neutro - Separados), vejamos:
Podemos ver que o Neutro (N) e o Terra (T), são em circuitos separados, vendo que na saída do Neutro (N) esta ligado ao PE (Proteção Equipotencializada = Terra), ou seja, ao longo de todo o circuito são separados (S), apenas o barramento de Neutro estará aterrado! Também podemos observar que as massas estão aterradas, facilitando a atuação dos dispositivos de proteção!
Viu como é fácil? Este é o MAIS indicado para instalações prediais!!!
Vale lembrar que sempre que for fazer algum serviço, chame um Técnico em Eletrotécnica para fazer um serviço de qualidade, segurança e custo x benefício! Um dinheiro BEM investido, é bem estar para você e sua família!
Nenhum comentário:
Postar um comentário